Sociedade Amigos da Vida

Voluntários

Os plantonistas são voluntários e não recebem remuneração, gratificação ou retribuição de qualquer espécie pelos serviços prestados à entidade e aos atendidos. Os voluntários da Sociedade Amigos da Vida são pessoas que emprestam calor humano aos que passam por crises emocionais. São pessoas comuns, vindas de todos os lugares e níveis sociais, que doam 2 e/ou 3 horas semanais de seu tempo para serem amigos e conversar de coração aberto com as pessoas que os procuram.

Preocupam-se em saber como se sentem, procurando aceitá-las como são. Os voluntários são pessoas que ouvem e respeitam. Acreditam na capacidade de auto crescimento do ser humano. Apoiando as pessoas, refletindo com elas, encontram de forma amiga, uma maneira de dar valor à vida.

Além de cumprir o plantão que lhe couber, o plantonista poderá participar das atividades ou comissões de apoio da entidade dentro dos seus limites de disponibilidade. No exercício da atividade de apoio ao atendido, o plantonista será identificado pelo primeiro nome ou pseudônimo.

Todo plantonista participa de um grupo de estudos, que mensalmente efetua troca de experiências com total respeito ao sigilo para a constante melhora dos atendimentos. Atualmente a entidade é composta por uma aproximadamente 60 (sessenta) plantonistas voluntários.

Serão admitidos como plantonistas aqueles que tendo participado do Curso de Formação de Plantonistas, forem considerados aptos para o exercício da atividade.

Os Cursos de Formação de Plantonistas (CFP), abrangem temas da área comportamental, visando preencher o quadro de plantonistas da entidade.

Curso para Voluntários

Os cursos ocorrem em pelo menos 3 ocasioões durante o ano e as condições para ser voluntário são:

  • ter 18 anos ou mais;
  • ter duas e/ou três horas semanais disponíveis a sua escolha;
  • disponibilidade para uma reunião de grupo de estudos uma vez ao mês em dia a escolher;
  • participar de um encontro geral de Plantonistas a cada 3 meses, que ocorre sempre aos domingos.

O Curso é composto de 2 partes:

1ª Parte: Monitoria – Composta de seis a oito aulas onde são realizados estudos de simulação de casos chamados de role-playings demonstrando na prática como a filosofia da não diretividade ou não aconselhamento é aplicada.

2ª Parte: Acompanhamento – O candidato escolhe um horário de plantão e, em um estágio que dura de 4 a 6 plantões, passa a realizar atendimentos acompanhado por um plantonista experiente.

Caso seja aprovado nas 2 fases e sinta-se apto para esse trabalho de doação, passa a fazer parte do corpo de plantonistas voluntários.

As inscrições para o curso de novos plantonistas em 2024 estão ABERTAS
Data de início: 19 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: das 19h30 às 22h

O curso será ministrado no formato virtual às segundas-feiras, sempre no mesmo horário! Serão 10 encontros nesta primeira etapa de curso. Programe-se e participe! Venha somar conosco!

Para inscrições, preencha o formulário e aguarde contato para confirmação.

Inscreva-se